Eu nunca vi um (único) limpa - neves mas que os há, há.

Alguns jornais dizem que são 12. Outros 16. Porém, alguns noticiam 19, o número de limpa-neves disponíveis em Portugal para "varrer" com as implicações que o mau tempo traz para os automobilistas. No último
fim -de-semana, todo o território português permaneceu "branquinho" por algumas horas e os transtornos que a situação provocou não foram poucos. Os telejornais abriram com testemunhos de pessoas retidas várias horas na neve, que se queixavam da falta de informação no corte das estradas, na falta de apoio das autoridades competentes nestes casos e, acima de tudo, da falta de meios para solucionar a situação.

O secretário de Estado da Protecção Civil, Vasco Franco, diz que os meios que existem são "suficientes" nos locais onde a queda de neve é habitual. A Associação Portuguesa de Técnicos de Segurança e Protecção Civil acusa as concessionárias de estradas de não terem planos de emergência e de reagirem de forma tardia e pouco eficiente às situações de mau tempo. A empresa Estradas de Portugal tem 16 limpa-neves, com 8 destes sediados no Centro de Limpeza de Neve da Serra da Estrela.
Quando neva na Serra da Estrela, as principais estradas de acesso à torre são imediatamente cortadas sem que se perceba a eficácia dos tais meios que deveriam actuar durante estes fenónemos. Quando neva no distrito de Vila Real , os itenerários bloqueiam. No IP4, na zona da Serra do Marão entre Vila Real e Amarante, o caos instala-se. Há vários anos que a situação permanece sendo que, de ano para ano, agrava-se com os Invernos cada vez mais severos.
Eu própria já tive o desprazer de viver essa experiência. Condicionada no alto do Marão dentro de uma camioneta com destino a Bragança, eu e os restantes passageiros estivemos cerca de três horas presos no trânsito sem que a situação fosse resolvida. As autoridades limitaram-se a cortar a estrada quando a situação rodoviária passou a ser intransitável e a informação que conseguíamos apurar sobre o que acontecia mesmo à nossa volta, provinha meramente das rádios. Ironicamente, a rádio noticiava as operações de limpeza com os tais limpa-neves no local e as pessoas experienciavam a "aventura" apenas (e só) em compasso de espera, até que os flocos deixassem, naturalmente, de cobrir a estrada e fosse novamente possível circular.



1 comentários:

the blogger disse...

;))*

Enviar um comentário